“Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e a CONSTÂNCIA de Cristo.”

CONSTÂNCIA significa força moral de quem não se deixa abater; perseverança, persistência, força de ânimo… É também uma característica da pessoa que permanece fiel aos seus princípios, a sua fé!

                   A inconstância é o que faz uma pessoa mudar de humor, de vontades, num curto espaço de tempo. A pessoa não consegue ser estável em seus comportamentos, opiniões, atitudes e sentimentos. Uma pessoa inconstante nada mais é do que uma pessoa que muda conforme as situações, conforme o que lhe é apresentado.

                  Porém, Deus não nos chamou para sermos cristãos  “BIPOLARES ESPIRITUAIS.” Ele quer que sejamos CONSTANTES!

                  Em Tiago 1: 5 – 8 diz:  5. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.

  1. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
  2. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa;
  3. homem de ÂNIMO DOBRE, INCONSTANTE em todos os seus caminhos.

                 A inconstância pode nos impedir de desfrutar de tudo aquilo que o Senhor já preparou pra nós, daquilo que Ele já nos prometeu. Como também pode nos levar a desistirmos facilmente de caminharmos com Ele.

                  Para sermos cristãos constantes, firmes e inabaláveis, necessitamos de equilíbrio, de prudência e de domínio próprio. Deus não quer que sejamos como crianças, inconstantes, dispersos, agitados de um lado para outro… (Efésios 4:14), mas cristãos que vencem as provações e ao mesmo tempo buscam a maturidade espiritual.

                  Precisamos ser perseverantes e constantes na Fé! Penso que a inconstância no meio do povo de Deus, pode estar relacionada a alguns fatores como:

A falta de conhecimento e alicerce na palavra de Deus – Poucos são os que se interessam pelo conhecimento de Deus e poucos são os que tem a sua vida alicerçada na prática da sua palavra. Mas o desejo de Deus é que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do seu Filho Jesus!

A ausência de Fidelidade e Obediência a Deus – Algumas pessoas ainda pensam que é possível servir a Deus sem seguir esses princípios.

Falta de Perseverança – Muitos estão desistindo de esperar em Deus e descansar nele. Estão cansados e se sentindo sufocados e consequentemente vacilam na fé!

      Se observarmos com atenção o que Deus nos ensina nesses versículos a seguir e colocarmos em prática, certamente não seremos cristãos inconstantes, nem incrédulos, nem desobedientes e sem dúvidas alcançaremos as suas promessas.

HEBREUS 10: 35 – 39

35.Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

  1. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
  2. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;
  3. todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
  4. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma. (AMÉM!)

 

          Sabemos que o desejo de Deus sempre será cumprir as suas promessas em nossas vidas, mas não podemos esquecer que existem princípios para serem seguidos e um deles é fazer a sua vontade! “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” (Hebreus 10:23)

    

                 

          “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes…” 1 Cor. 15:58

 

Aldnéia Bezerril

 

Leave a comment

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *